O fim dos canais de cortes no Youtube

/
0 Comments



Finalmente o YOUTUBE será limpo, e antes que você me xingue irei explicar meu ponto de vista e dizer como uma iniciativa irá afetar os podcasts.


Eu no inicio do podcast do FLOW via com bons olhos o inicio dos canais de cortes, o primeiro canal se me recordo bem foi o canal "TALK FLOW" ao qual ajudou o canal do FLOW a ter grande visibilidade e posteriormente com o sucesso do canal de cortes o próprio FLOW decidiu criar o seu canal de cortes oficial.

O Flow tinha uma certa parceria com o TALK FLOW, o primeiro canal de cortes do maior Podcast do Brasil respeitava os autores e fazia uma excelente propaganda do FLOW, diante disso Gean, Monark e Igor 3K incentivaram os canais de cortes e esses foram aumentando com o passar do tempo, crescimento impulsionado pois grande parte desses canais que criavam cortes começaram a ganhar muito dinheiro.


Em algumas entrevistas muito se falava e como não me recordo bem se os próprios criadores do Flow disseram, mas sei que no mínimo eles estavam nos ambientes(entrevistas) que foram ditas essas palavras:

 "O Flow ferrou com o algoritmo do YOUTUBE"


AMIGOS, NINGUÉM FERRA O YOUTUBE E SAI ILESO, e olha que eu acho que o YouTube desvaloriza muito os criadores de conteúdo e que de certo modo é legal ver eles sendo prejudicados, mas convenhamos, não é algo fácil e inteligente burlar o seu próprio chefe(visto que o youtube é seu chefe, você está no local dele e com um clique ele termina com seu canal).


Continuando o raciocínio... assim que a internet foi infestada por canais de cortes, assim que você assistia um vídeo de corte ou podcast, sua barra de "indicação de conteúdos" no youtube era infestada por vídeos de canais de cortes, com esse acontecimento vários canais de podcasts se tornaram conhecidos, mas foi algo que foi saturando o mercado pois tudo que é de mais enjoa. 


PODCAST no Brasil neste momento está saturado de podcasts seja você fã ou não isso é inegável. Acredito que essa enxurrada de canais de podcasts nascendo por sí só talvez não tivessem saturado o mercado, mas você tem que se lembrar que junto com os canais de podcasts que nascem já vem junto também outros canais do mesmo criador como um de canal de"cortes", outro de "bastidores" e etc.(FLOW POR EXEMPLO ACHO QUE TEM 5 CANAIS OFICIAIS... depois irei voltar nesta parte).


Neste ano de 2021 surgiram centenas de canais de cortes, isso se não tiver passado a casa da milhar. Todos com grande quantidade de views e jogando vídeos com "clickbait" no youtube, virou um grande mercado e alguns donos de podcasts começaram a criticar isso, mas nunca com muita força pois pareciam ter medo do que os outros iriam dizer... é fácil você entrar em canais de cortes e ver criador original nos comentários criticando a forma que o corte do próprio canal foi feito ou a propaganda "NÃO FEITA" do canal(link do vídeo e mencionar o nome do criador e etc)... Mas aqui novamente um erro da galera do FLOW, eles deveriam ter domado um movimento que estava saindo do controle no YOUTUBE, mas continuaram fingindo que nada existia e que tudo estava caminhando bem. ERRO MORTAL.


Esta semana já foi noticiado que o YOUTUBE irá tirar a monetização de canais de cortes a partir de dezembro e não vá pensando que isso não irá afetar os criadores de conteúdo... 90% de chance de que vai sim.



O Youtube irá fazer valer a regra de que não se pode monetizar algum conteúdo sem criar algo em cima, por exemplo.... canais de "react" eles geram uma criação de conteúdo em cima de outro conteúdo, pois o criador vai adicionando comentários ao que acontece no vídeo então por tal motivo é aceito.


Os canais de cortes viraram uma fábrica de dinheiro, pois eles não são criadores de conteúdo e sim replicadores, o Youtube ao certo era para ter corrigido isso bem antes, mas por algum motivo eles deram corda.


Ao meu ver o cenário ideal seria o canal de podcast ter seu canal no youtube oficial e ter o direito de ter seu próprio canal de cortes, pois convenhamos assistir 4 horas de uma entrevista para pegar 30min de coisa interessante é complicado, nesta parte os canais de cortes facilitam a vida de todo mundo pois você só consome o que realmente é importante.


Mas agora com grande chance até os canais de cortes oficiais serão punidos e somente os canais grandes que tem patrocínio irão manter os canais, pois por exemplo FLOW, PODPAY e outros grandes já tem acordos publicitários que torna atrativo ter um canal de cortes bombados... logo o criador de canais de cortes que não usou a cabeça para não ficar preso ao ADSENSE irá sair prejudicado e terá seu canal praticamente enterrado pelo youtube, vista que não irá conseguir gerar renda com o canal.

obs: aqui nesta parte eu acho que até o FLOW irá ser penalizado, eu não posso afirmar com todas letras, mas pense aqui comigo... Será que o FLOW dentro daquela grande equipe que eles mantém, eles já não tem grandes canais de cortes que eles mesmos criaram e por tal motivo que eles nunca foram contra o movimento?" ... fica ai a questão.


Eu como usuário do youtube, eu acredito que irá ficar mais clean as timelines e "vídeos sugeridos", você agora irá dar view para quem realmente merece... O CRIADOR DO CONTEÚDO!!!


Abaixo decidi postar um vídeo para você conferir sobre o assunto.



CONFIRA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.