História de vida: Moassyr Bernardes da Silva

/
2 Comments


Moassyr Bernardes da Silva


Início


Moassyr Bernardes da Silva, nasceu em 20 de janeiro de 1925 próximo das 22 horas daquela terça-feira na cidade de Lajinha no estado de Minas Gerais(cidade próxima a divisa do estado do Espirito Santo). 
Filho de Izolina da Silva e Henock Bernardes da Silva foi criado na roça com mais 11 irmãos onde passou bons e maus momentos aos quais o deixaram marcado por anos.

Izolina era uma mulher simples porém muito afetuosa, já Henock era um homem com grandes histórias e de grande conhecimento/estudo(tendo o mesmo efetuado o parto já que tinha conhecimentos de medicina e já havia efetuado outros partos na comunidade ao qual residia).

Caminhada ínicial


Moassyr saiu das terras da familia por volta de 1947 após desavenças com o irmão mais velho, ao qual esticou lhe as mãos e deu a maior nota($$$$) da época e pediu que Moassyr fosse embora das terras da família sem olhar para trás. Moassyr não sendo visto como uma pessoa bem vinda no local, partiu com o orgulho e honra ferida.

DETALHE: Moassyr sempre pensou em voltar, mas por seus pensamentos sempre foi neutralizado de tal ato, o mesmo pensava que se voltasse bem de vida iria ser visto como uma pessoa que estivesse querendo se mostrar, agora se voltasse mal de vida iria ser visto como se estivesse ali somente por necessidade e não por afeto.

Ao sair das terras partiu sem destino perambulando por várias cidades do interior dos estados de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro, onde não sabemos exatamente em qual estado/cidade Moassyr conheceu um português ao qual se tornou seu amigo e lhe ensinou a trabalhar em construção civil.
Moassyr que estava acostumado ao trabalho braçal do campo ali iniciou em sua profissão ao qual iria até se aposentar.

Da terra para as obras


Moassyr teve como sua residência mais fixa neste período a cidade de Belo Horizonte, ele viajava pelos estados(citados mais acima) mas sempre voltava para capital mineira.
Em 1956 Moassyr partiu para o então "pasto" para ajudar na construção da primeira cidade planejada do Brasil, A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA. Na futura capital Moassyr ficou até a sua conclusão que finalizou em 1960. Moassyr retornou para capital Mineira BH e em meados de 1965 foi trabalhar  em várias cidades do interior de São Paulo... fixando residência na cidade de Franca em meados de 1967.


Franca Terra do Sapato e residência fixa no Jd.Paulista


Moassyr em sua chegada em Franca apesar de vários anos de trabalho ele nada possuía de bens materiais, chegou na capital do sapato apenas com 2 calças sociais e somente uma camisa social usada para trabalhar e utilizar nas horas vagas. Dormiu por alguns meses em um ferro velho que tinha próximo ao cemitério Santo Agostinho.

Após suas luta diárias ele adquiriu uma residência no bairro Boa Esperança localizada na rua Espírito Santo onde ficou perto de 5 anos mudando posteriormente para o recém bairro construído Jardim Paulista, sua casa era localizada na Avenida Alagoas, 665... Nesta época ele morou junto de Maria Tadeu da Silva que morreu em meados da década de 80.

Moassyr em Franca trabalhou na Construtora Confil ao qual foi seu último registro até se aposentar, iniciou na construtora na função como pedreiro e posteriormente ficou responsável na  função de "Mestre de Obras"...

OBS: Moassyr contriubiu com seus trabalhos na construção de várias escolas de Franca e região pela empresa CONFIL, além também de prestar seus serviços na construção do terminal rodoviário de Franca localizado no bairro Residencial Baldassari.


Construção famíliar


Em meados de 1982 Moassyr conheceu Salvadora Aparecida Cunha com quem poucos meses depois iria estar morando junto com o mesmo até o último dia de sua vida.

Neste momento podemos dizer que Moassyr teve seu lado paterno explorado, Salvadora tinha um filho de outro casamento, a criança em questão era Glauber Mendes Cunha ao qual se tornou um dos motivos ao qual Moassyr saía para trabalhar todos os dias, pois do seu trabalho vinha o dinheiro para dar uma vida digna a Salvadora e Glauber.

No dia 15 de maio de 1987 nascia Christofer Cunha da Silva, fruto do relacionamento com Saldadora Ap.Cunha.

Moassyr em alguns períodos na Confil tinha que viajar e ficar fora durante a semana, algo que não estava lhe satisfazendo tanto quanto antes, já que o mesmo tinha uma família formada... mesmo assim Moassyr continuou na Confil até que conseguiu se aposentar em 1994.


Aposentadoria


Aposentado Moassyr levou sua vida na mais fina tranquilidade, o mesmo não tinha mais os vícios que um dia teve, fumar já fumava mais... beber... no máximo um pouquinho de vinho ou um copo de cerveja.

Caminhava diariamente até o centro, no caminho fazia compras, pagava suas contas, sentava no banco da praça para simplesmente curtir o vai vem das pessoas e veículos(em algumas ocasiões levava as crianças)... suas caminhadas diárias era entre 10 a 15 km diário. Chegava em casa próximo ao almoço, almoçava e saia novamente para bater papo no mercadinho que tinha próximo na avenida alagoas.

Particularmente eu como filho(que aqui escrevo) nunca vi o saudoso Moassyr Bernardes da Silva brigando com ninguém, e muito menos vi ou ouvi alguém de mesmo longe ter uma crítica a fazer ao senhor MOASSYR BERNARDES DA SILVA.

O mesmo não tinha grandes anceios, simplesmente era feliz em sua paz diariamente após sua infância dura e suas viagens a trabalho.


Saúde


Moassyr ao completar 86 anos(20/01/2010) levava sua vida normalmente como relatado nos parágrafos anteriores, mas eu ali vi algo mudando em sua pessoa... pode parecer estranho mas naquele dia .... o dia de seu aniversário ele pediu para que o ajudassem a levantar da cama( ELE NUNCA HAVIA PEDIDO NADA PARECIDO) ... depois deste aniversário nada foi normal mais... o mesmo continuou com suas caminhadas mas víamos que algo mudava ali, o arrastar dos pés se fez presente cada vez mais, dificuldades para se levantar, excesso de saliva na boca. Moassyr que até então era um senhor muito admirado por sua saúde teve seu início de declínio.

Confesso que demoramos para perceber e aceitar, mas com o tempo despertamos que realmente havia algo errado e precisávamos descobrir o que de errado acontecia... ao levá-lo ao neurologista descobrimos que ele era vítima de mal de parkinson(isso já era inicio de 2011).. iniciado o tratamento com medicação, movimentos e tremores eram de certo modo paralisados temporariamente mas ali havia um declínio em operação.


Final de 2011 descobrimos um câncer de pele na perna, ao qual foi retirado no inicio de 2012... Moassyr após a recuperação do câncer teve a noticia que estava curado no dia 30 de abril, infelizmente na mesma semana na noite do dia 3 de maio de 2012 ele ao levantar da cama para ir ao banheiro teve uma queda e fraturou o fêmur... neste momento começou a última e grande batalha de Moassyr Bernarde da Silva.

Moassyr passou por uma cirurgia na madrugada do dia 4 de maio de 2012 e teve alta na tarde do dia 8 de maio onde teve que se habituar a auxílio para tomar seu banho, para se alimentar e demais atividades do dia a dia. Para um homem que tinha uma saúde de ferro e independência era uma de suas características em toda a sua vida.. ali tudo mudou.
Iniciou-se o reaprendizado para voltar a dar seus passos, mas no dia 23 de julho(após 82 dias de luta) Moassyr veio a óbito, deixando sua esposa Salvadora Aparecida cunha e também seus dois filhos Glauber Mendes Cunha e Christofer Cunha da Silva.




Pós vida


Seu velório nenhum parente paterno, devido a distância tanto afetiva como de KM's não houve nenhum parente que conseguisse chegar a tempo.
No seu velório descobrimos belas histórias de sua vida e conhecemos pessoas que ao saber do falecimento de Moassyr ali estavam.

Fazia 18 anos desde sua aposentadoria e várias pessoas que trabalharam no período de CONFIL ali estavam, histórias que eu como filho não conhecia ali fazia aumentar ainda mais admiração pelo pai ao qual eu tinha... elogiado pelos funcionários aos quais dividiu refeições em meio construções, elogiado pela diretoria da CONFIL que mesmo após tantos anos como mencionados lembraram do funcionário e ali estava um representante da empresa ao qual contou também belas histórias.
Todo ser quando falece se torna imediatamente uma boa pessoa... é clichê dizer isso e ainda mais algo escrito pelo próprio  filho, mas realmente a verdade deve ser dita.

MOASSYR BERNARDES DA SILVA EM SUA SIMPLICIDADE E SUA BATALHA EM VIDA, FOI E SEMPRE SERÁ LEMBRADO POR SER UM GRANDE HOMEM!



Esposa: Salvadora Aparecida Cunha

Filhos: Glauber Mendes Cunha
             Christofer Cunha da Silva

Netos: Gabriela Brito Mendes da Cunha
             Thierry Henry Brito Mendes da Cunha




Franca 06/04/2020




CONFIRA TAMBÉM

2 comentários:

  1. seu henoch bernardes e bisavo do meu pai, que legal encontrar isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então de certo modo somos parentes rsrs.. só vi agora seu comentário(atrasado mais de um ano) ... insta: @christoofeer

      Excluir

Tecnologia do Blogger.