O que é? E o que faz? Um Social Media

/
0 Comments


A profissão que está entrando mais em evidência nos últimos anos, uma vez que as pessoas estão mais conectadas nas redes sociais e buscando informações de forma mais rápida, é o Social Media , também chamado de Social Media Analyst (Analista de Mídias Sociais).

Essa profissão vem se intensificando, pois não são só as pessoas físicas que buscam disseminar e absorver informações, mas também as empresas, que veem isso como uma oportunidade de se expor no mercado, requisitando assim o trabalho desse profissional e expondo melhor sua empresa ou produto para as pessoas.

O que faz um Social Media?

Esse profissional é responsável por disseminar a informação nas principais redes sociais de uma empresa, por exemplo. Para isso, é imprescindível que ele seja atualizado e tenha gana de ir atrás de novidades para expor em redes sociais como o Facebook, o Twitter, Instagram, Youtube e outras.
Mas suas tarefas não param por aí. O Social Media também precisa ser bastante criativo e comunicativo para passar ideias a um público imenso, que são os internautas. Além de saber trabalhar em equipe, precisa saber analisar dados estatísticos, muitas vezes encontrados em infográficos, de modo a checar se suas ações estão trazendo retorno. Por isso, ele precisa ter feeling de planejamento.

Qual a formação acadêmica desse profissional?

A maioria desses profissionais é formada em Publicidade e Propaganda, Marketing Digital ou ainda, Jornalismo, pois também é preciso ter uma boa redação nessa área.
É claro que existem outras graduações similares e que abrem espaço para esses profissionais também, caso de quem é formado em Relações Públicas, por exemplo.

Social Media é profissão da vez

Nomes da profissão

Não estranhe, mas muitas vezes você verá outros nomes que traduzem essa profissão. Por isso, vejamos alguns a seguir:
• Analista de marketing digital;
• Assistente de comunicação;
• Analista de métricas e monitoramento;
• Analista de mídias sociais, entre outros termos.

Local de trabalho

Esses profissionais possuem vários campos para trabalhar, dos quais é possível citar: agências de publicidade, agências digitais, instituições públicas, consultorias, ONGs, faculdades, empresas que alocam esse profissional e também, home office, como freelancer.
Atualmente, no mercado da moda, esse profissional é muito importante e requisitado, haja vista que a divulgação de produtos para alavancar vendas nas redes sociais traz bons resultados. Aliás, nessa profissão a tecnologia do 3C (curtir, comentar e compartilhar) é bastante utilizada.

Média de salários

É muito relativo o valor do salário desse profissional, pois depende da demanda do trabalho e também de onde ele trabalhará, mas em média, o salário gira em torno de mil a dois mil reais. Lembrando que existem profissionais dessa área que chegam a receber mais de seis mil reais mensais.

Ferramentas utilizadas por esse profissional

Se você se interessou por essa área, comece a buscar conhecimentos em algumas ferramentas muito utilizadas por esse profissional. Dentre elas, podemos citar as seguintes: Scup, Hootsuite, Google Analytics, Google Alerts, Facebook insights e outras.
Concluindo…
Se você gosta de participar das redes sociais, essa pode ser uma boa carreira. Mas, lembre-se: não é porque o trabalho é desenvolvido nesse ambiente que ele será fácil ou tranquilo.

Fonte: GADOO


CONFIRA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.